Festival Tordesilhas
— Poetas de Língua Portuguesa




O Festival Tordesilhas — Poetas de Língua Portuguesa, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de maio de 2010, na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, é um encontro internacional que reunirá poetas do Brasil, Portugal e África para um ciclo de palestras, debates, recitais e performances, com o objetivo de ampliar o diálogo entre os autores dos países de língua portuguesa. Entre os temas abordados no encontro estão os seguintes: "A poesia de língua portuguesa na era da globalização", sobre a repercussão das literaturas escritas em nosso idioma na nova ordem internacional; "O diálogo literário entre Brasil e Portugal", e "A poesia contemporânea de língua portuguesa em países africanos". O evento, que tem a curadoria dos poetas brasileiros Virna Teixeira e Claudio Daniel, contará também com recitais, performances, lançamentos de livros e revistas de editoras brasileiras e portuguesas.

A primeira edição do Festival Tordesilhas foi realizada em 2007, em São Paulo, também com curadoria de Virna Teixeira e Claudio Daniel, e contou com cerca de 25 convidados estrangeiros ibero-americanos, entre eles o uruguaio Roberto Echavarren, a argentina Tamara Kamenszain, os espanhóis Adolpho Montejo Navas e Joan Navarro e a mexicana Coral Bracho, para citar alguns. O festival reuniu também poetas de vários estados do Brasil.



PROGRAMAÇÃO



Data: 5 a 7 de maio de 2010
Apoio: Embaixada do Brasil em Portugal, Casa Fernando Pessoa



Curadoria: Virna Teixeira e Claudio Daniel



Dia 5 de maio:
19h Abertura - O diálogo literário entre Brasil e Portugal, com Horácio Costa (Brasil), Casimiro de Brito (Portugal) e Claudio Daniel (Brasil). Moderadora: Virna Teixeira
20h Recital - Ana Marques Gastão (Portugal), Simone Homem de Mello (Brasil), Horácio Costa (Brasil), Nuno Júdice (Portugal), Jorge Velhote (Portugal).
21h Apresentação do livro Amo Agora e da plaquete Amor Cego & outros poemas de amor, com Casimiro de Brito e Marina Cedro. Exposição de revistas literárias e livros de poesia de língua portuguesa.



Dia 6 de maio:
19h Debate - A poesia contemporânea de língua portuguesa na África, com Jorge Arrimar (Angola), Jorge Viegas (Moçambique) e Delmar Maia Gonçalves (Moçambique). Moderador: Claudio Daniel (Brasil).
20h Recital - com Jorge Arrimar (Angola), Catarina Nunes de Almeida (Portugal), Jorge Viegas (Moçambique), Aurelino Costa (Portugal), Delmar Maia Gonçalves (Moçambique).
21h Apresentação do livro Escrito em Osso, do poeta Claudio Daniel, publicado pela editora Cosmorama. Video-corpo-poema, com Eduardo Jorge (Brasil).



Dia 7 de maio:
19h Debate - A poesia de língua portuguesa na era da globalização. Com João Miguel Henriques (Portugal) e Virna Teixeira (Brasil). Moderador: Eduardo Jorge (Brasil)
20h Recital - Jorge Velhote (Portugal), Eduardo Jorge (Brasil), João Miguel Henriques (Portugal), Ruy Ventura (Portugal), Virna Teixeira (Brasil).
21h Apresentação do livro Ravenalas, de Horácio Costa (editora Demônio Negro) Apresentação da plaquete "Entulho", de João Miguel Henriques, pela Arqueria Editorial



POETAS CONVIDADOS



Portugal:
Ana Marques Gastão
Aurelino Costa
Casimiro de Brito
Catarina Nunes de Almeida
João Miguel Henriques
Jorge Melícias
Jorge Velhote
Nuno Júdice
Ruy Ventura



Brasil:
Claudio Daniel
Eduardo Jorge
Horácio Costa
Simone Homem de Melo
Virna Teixeira



Angola:
Jorge Arrimar



Moçambique:
Delmar Maia Gonçalves
Jorge Viegas

Sem comentários: