OBRIGADO!

O Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, compreende a posição dos docentes face às políticas educativas do Governo. O cardeal afirma estar a acompanhar a situação dos professores com algum interesse e preocupação. Dom José Policarpo referiu à Rádio Renascença que «os professores e educadores deste país são um grupo decisivo para o futuro do país», em detrimento dos «políticos».
Recorde-se que a manifestação de professores juntou cem mil docentes nas ruas da capital e foi a maior de sempre em Portugal.

A notícia, que aqui reproduzo, veio hoje em todos os jornais. Como professor - consciente das fortalezas e das fraquezas deste grupo profissional e dos muitos ataques sujos e venenosos de que é alvo (não só da parte da Tutela, mas de muitos outros lugares e figurinhas cujo ódio aos docentes é melhor nem tentarmos compreender) - só posso agradecer a este homem-bom da nossa sociedade e a muitos outros que têm seguido o seu caminho de justiça. São pessoas destas - e os alunos, mesmo os mais difíceis, que nos fazem ter vontade de continuar a nossa acção instrutora e libertadora. Obrigado!

2 comentários:

António da Cunha Duarte Justo disse...

Creio que certa esquerda das ruas, com assento no poder, só segue as ondas da moda ideológica.
Em nome do progresso e da Europa procura tornar-se Portugal irreconhecível, um portugal à disposição. O esquerdismo arroaceiro recebeu a resposta dos professores, como bem merecia.
É importante, como diz, que os homens bons se manifestem, já que a oposição também não parece à altura de Portugal, embora um pouco ais que a facção socialista militante.
Um abraço amigo
António Justo

Anónimo disse...

Nestas coisas, como não pode estranhar-se e até é salutar além de inevitável visto que em Portugal ainda não se vive em ditadura expressa,vão aparecer nos mídia as mais diversas posições: uns dirão que a Igreja, que tem largas culpas no cartório pois durante anos e anos deu apoio impresso ou mesmo directo a um professorialismo limitado e limitativo, de orientação conservadora e ancien régime (basta ler as actas do Congresso laico de Nantes que em 1936 justificou posteriormente décadas de "mestrado latino")busca agora apanhar o combóio duma viagem que nunca vivificou.
Outros, pelo contrário, dirão que o Patriarcado, a mais dum título esclerosado no tempo vivo, daí as recomendações críticas que recentemente lhe propiciou Bento XVI, mais lúcido e informado, toma finalmemnte a carruagem do empenhamento frontal em favor duma comunidade vilipendiada, depois de anos de complacencia para com a deseducação fomentada pelos governos avestruz.
Anos e anos de destruição dum ensino vivo, humanista, libertador e não fazedor de analfabetos interiores, foi desaguar na desesperança duma classe, que sente tem servido como caução dum regime cínico e manipulador.
Que a Igreja finalmente ajude a fazer luz, não para em seguida tornar mais fortes,corporativas e medievais as trevas, é algo que nos deve congratular.

Fra Solverino
Millenium Group