DESOBEDECER É PRECISO

"Perguntar-se-á: o que ando então a fazer o tempo todo para deixar de preparar as minhas aulas como deve ser? A resposta poderia ser dada até pelo meu filho, apesar de ainda ser criança: além das aulas, passo os dias em reuniões intermináveis para entender o sentido do terrorismo legislativo com que se tolhem e intimidam os professores. "

"Os responsáveis pelo actual ministério da educação parecem, talvez inconscientemente, querer pôr em prática o cenário tenebroso descrito por George Orwell em "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro", em que a catadupa de despachos, decretos regulamentares, documentos orientadores, ordens de serviço, instruções superiores, recomendações, etc., frequentemente incoerentes – vale a pena dizer que acumulo em casa mais de mil fotocópias sobre avaliação, que me foram entregues na escola –, são a tradução quase literal do "Big Brother is watching you" da 5 de Outubro."

"Mas o pior de tudo é que o modelo de avaliação fabricado na 5 de Outubro não vai permitir distinguir os bons dos maus professores, ao contrário do que a senhora ministra alega. Talvez seja até pior do que a completa ausência de avaliação, premiando arbitrariamente alguns dos maus e castigando cegamente muitos dos bons. Se assim não fosse, que razões teriam os bons professores que desfilaram na manifestação de sábado para lá estarem? Ou será que os mais de cem mil são todos maus ou simplesmente estúpidos? Os professores sentem-se compreensivelmente ameaçados porque o modelo, além de burocrático, como convém ao Big Brother, obedece a uma espécie de pensamento único pedagógico: há um dogma pedagógico subjacente a que todos têm de aderir, tal como se emanasse do Ministério da Verdade orwelliano."

"A verdade é que neste momento já não são os sindicatos a comandar os professores, mas os professores a empurrar os sindicatos, de tal modo que os próprios sindicatos já não estão em condições de cumprir o acordo assinado há meses com o ministério. De nada serve, portanto, ao primeiro-ministro apontar o dedo ao incumprimento dos sindicatos. Se estes tivessem representado devidamente os professores, nunca teriam de voltar agora atrás com a palavra. Por isso, não vale a pena recorrer a fantasias e negar uma realidade muito crua: a insistência do governo no actual modelo está a degradar como nunca o sistema educativo nacional e a pôr em causa o normal funcionamento das escolas. E esta ministra ficará seguramente na história como a maior desgraça que se abateu nos últimos tempos sobre a educação em Portugal."

"E é também por isso um imperativo de justiça desobedecer a esta lei arbitrária e injusta, sobre uma questão de tão grande importância. Chama-se a isto desobediência civil e foi isso que fizeram em diferentes circunstâncias Gandi, Luther King, Bertrand Russell e muitas das referências cívicas e culturais do nosso mundo. É ilegítimo não cumprir a lei, diz a senhora ministra sem se aperceber que está a ser redundante. Pois é, é ilegítimo não obedecer à senhora ministra, pois foi ela que fez a lei. Mas terá mesmo de ser."

O artigo de Aires Almeida, professor na Escola Secundária de Portimão, editado ontem no jornal Público, pode ser lido na íntegra aqui.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente texto de Almeida.
Não esqueçam que Sócrates, tal como D.Barroso, é familiar do sinistro Grupo Bilderberg, que numa primeira fase procura mediocrizar os cidadãos, fazer deles marionetas acéfalas e "divertidas" pois essa é a mais eficaz forma de criar terreno fértil para a ditadura soft que é a melhor pois é indolor, para depois agirem discricionariamente.
O primeiro passo foram os médias, rádio e televisão, já bem usada pelo talentoso Balsemão.
A seguir, está a ser o ensino. O cerco às forças armadas já o iniciaram, bem como a anestesia de uma parte da Igreja.
Depois...
Compete-nos não os deixarmos ir longe.

MANO MANECAS

Teresa Lobato disse...

Excelente texto, na verdade e com verdade. Só alguns continuam cegos, lá pela 5 de Outubro.
As árvores morrem de pé, as ervas daninhas tiram-se à sacholada.

Abraço

Anónimo disse...

ESTEJAM ATENTOS E CUIDADOSOS POIS A BLOGUESFERA ESTÁ A SER ESCRUTINADA E VIGIADA POR SECRETAS NÃO DEPENDENTES DO ESTADO.
FUNCIONAM EM BASE PRIVADA.
E NÃO BRINCAM EM SERVIÇO.