FALECEU MATILDE ROSA ARAÚJO

A escritora Matilde Rosa Araújo morreu hoje de madrugada, em casa, em Lisboa, aos 89 anos, disse à agência Lusa fonte da família.
Nascida em Lisboa em 1921, Matilde Rosa Araújo licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, e foi professora do ensino técnico profissional em várias cidades do país. Foi também professora do primeiro curso de Literatura para a Infância, na Escola do Magistério Primário de Lisboa. Foi autora de livros de contos e poesia para adultos e de mais de duas dezenas de livros de contos e poesia para crianças - como O Sol e o Menino dos Pés Frios, História de uma Flor e O Reino das Sete Pontas. Dedicou-se intensamente à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com actividade nesta área, como a UNICEF em Portugal.
De acordo com fonte da Editorial Caminho, o corpo de Matilde Rosa Araújo será velado hoje na sede da Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa.

(A seu tempo darei o meu testemunho sobre a escritora com que tive o privilégio de privar. Paz à sua alma!)

2 comentários:

Anónimo disse...

Fantástica senhora, que me habituei a ver com um ar muito carinhoso, por onde quer que passava... é a memória que guardo, a par de alguns textos avulsos neste e naquele jornal, irradiando luz e ternura.
Obrigado pela partilha.
Abraço
Luís
(não consegui entrar pelo Google, por isso recorri a esta função)

poesia disse...

Há uns bons anos, não sei bem quantos,estive com ela em comemorações sobre Sebastião da Gama aqui em Azeitão. Daí surgiu a sua vinda à nossa escola. Já na altura, algo debilitada, tive de ir buscá-la e pô-la a casa, mas não deixou de vir à biblioteca e responder carinhosamente(é inevitável esta palavra para tão encantadora personalidade)às perguntas que os nossos alunos tinham para ela. Toda ela era poesia. Guardo dela a lembrança de um sorriso irradiante transmitido em palavras doces e refrescantes.
Guilhermina Duarte