SIGAM O CHEIRO DA MASSINHA

De há uns anos a esta parte, sempre que me apresentam certas "inovações" procuro submetê-las a uma avaliação simples, perguntando-lhes quem vai ganhar com elas e que proventos irão produzir no bolso de certos cidadãos. Seguir o cheiro da massinha é, parece-me, uma estratégia avisada para destruirmos algumas ingenuidades inerentes à condição humana.
Assim me aconteceu com a "miraculosa" avaliação do desempenho docente. Embora concorde com a necessidade de distinguir o desempenho dos professores com base em critérios justos e objectivos, torci sempre o nariz ao sistema instituído pela doutora Maria de Lurdes Rodrigues e seus companheiros, pois era/é evidente que o mesmo não pretendia e não pretende promover a qualidade do ensino ou a valorização do mérito, mas apenas poupar dinheiro de uma forma inqualificável, para depois o canalizar até domínios que socialmente nunca o deveriam receber.
A esta forma de ganho, começámos agora a tomar conhecimento de outras mais subreptícias. Uma delas foi divulgada por José Matias Alves, membro do Conselho da Avaliação Docente nomeado pela ministra. Será bom que a conheçamos. Há sempre aves que gostam de beneficiar com a carne dos outros seres vivos... mastigando-os.
Agora, mais do que nunca, é preciso estarmos de olhos abertos!

1 comentário:

Anónimo disse...

Se for caso de polícia, as autoridades legalmente constituídas que inquiram. E que tal caso seja punido exemplarmente se houver razão para tal.
Que não seja abafado, como tantas vezes sucede neste desgraçado país de gente muito esperta.

Artur M.Paradela